10 Razões para ser um Homem Católico

Esse post foi escrito por Matthew James Christoff, do The New Emangelization.

O mundo pós-moderno “tudo vale e ao mesmo tempo nada significa nada”, os homens estão perdidos, sem saber no que acreditar ou o que fazer. Seduzidos a buscar suas próprias paixões egoístas, os homens pós-modernos são manipulados se tornando como CS Lewis havia previsto: “homens sem peito”, que não sabem no que creem e são manipulados por pessoas com poder político e material através de propaganda para fazer que o fortemente desejam. Isso não é liberdade, é escravidão.

Onde quer que você olhe, o fruto podre deprimente do pós-modernismo está envenenando os homens: os homens abandonam mulheres e crianças, os homens evitam crescer na virtude e procuram o que é libidinoso, trivial e profano, vagando sem rumo entre vários vícios, os homens vivem uma vida sedentária e flácida, recheada com calorias baratas e álcool. Como na Roma antiga em seus últimos dias, os homens são seduzidos com pão (por exemplo, fast food, refeições de microondas) e circo (por exemplo, travessuras de celebridades, “notícias” que procuram doutrinar e agitar, videogames, eventos esportivos e pornografia; para muitos homens, esta lista está em ordem inversa de tempo gasto assistindo). Os grandes homens do passado e do presente, coçam a cabeça, perguntando-se “O que diabos aconteceu?” A resposta: O inferno aconteceu! No vazio pós-moderno do nada, Satanás encontra corpos quentes.

Homens pós-modernos não são presos à tradição, preferindo ser “agentes livres”, agarrados a nada mais que em suas próprias paixões egoístas. Todo homem que vive dessa maneira aprende, mais cedo ou mais tarde, que a vida tem um ponto final e de quebra, a solidão e o desespero chegam para cada homem que tenta caminhar sozinho. Os homens não encontram paz e alegria na separação, eles só encontram… separação.

Nesta cultura de morte, onde se perdeu o caminho, há um lugar de certeza e de honra, um lugar de comunhão entre Deus e o homem, uma fonte do belo, verdadeiro e bom que tem resistido às investidas do tempo: A Igreja Católica. Aqueles que não sabem disso, não conhecem a Igreja Católica. Aqueles que pensam que conhecem a Igreja Católica e odeiam-na, não conhecem Jesus Cristo. A Igreja Católica é o Corpo de Cristo, e Cristo é a nossa cabeça. Você não pode amar plenamente a Cristo e odiar a Sua Igreja Católica.

Em vez de viver como um “agente livre”, cada homem pode se tornar parte de um bem maior, o bem maior, o bem ordenado pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Em vez de uma vida intoxicada, iludido em distrações mundanas, todo homem pode buscar algo de valor infinito e abraça a grandeza que Deus lhe deu. Todo homem pode ser um sacerdote, profeta e rei.

Como um homem você é chamado para a grandeza e na Igreja Católica todo homem pode se tornar grande. Aqui está um Top 10 das razões para ser um homem católico:

10. SER UM IRMÃO NA IGREJA ESTABELECIDA POR CRISTO

O próprio Deus criou a Igreja desde o início dos tempos e na plenitude dos tempos veio aos homens através de Jesus Cristo, para estabelecer a Igreja Católica sobre a pedra que é Pedro. A Igreja tem autoridade divina e uma hierarquia abençoada. A Igreja Católica preservou os ensinamentos de Cristo, primeiramente pela tradição oral, e então compilou a Bíblia. A Igreja é a maior e mais extensa instituição na Terra, com 2000 anos de vida e com mais de 1 bilhão de membros da família. Ela é composta de todas as nacionalidades, todas as raças, homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres. Não importa onde você vá no mundo, a sua casa em uma paróquia católica não está longe. Como católico, cada homem encontra uma casa e irmãos e já não é mais um estranho vagando sozinho. Ao abraçar a Igreja, a vida de um homem pode passar a ter um significado maior.

9. SER PARTE DA INSTITUIÇÃO QUE FUNDOU E SUSTENTO A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

A Igreja preservou e perpetuou o pensamento grego em face das conquistas bárbaras do quarto e quinto séculos. Ela estabeleceu comunidades modernas por toda a Europa, estabeleceu universidades e a base para a ciência e o direito, desenvolvendo muitas ciências como a arquitetura, genética e geologia. Foi a Igreja que desenvolveu e sustentou a arte, a arquitetura e a música nas ruínas devastadas da barbárie e do paganismo. A Igreja Católica ainda é a base da civilização ocidental, apesar das histórias trêmulas que o pós-modernismo tem inventado nos últimos séculos. Há pouco na civilização ocidental que é belo, bom ou verdadeiro que não tenha suas raízes ligadas à Igreja. Ao abraçar a Igreja, a história da Igreja se torna a sua história.

8. SER PARTE DA MAIOR FORÇA DO BEM NA HISTÓRIA DA TERRA

Católicos institucionalizaram a ideia de caridade, construindo hospitais para cuidar dos doentes e orfanatos para cuidar dos pobres. Hoje, a Igreja Católica é a maior organização de caridade do planeta. Ela também ensina mais crianças do que qualquer outra organização não-governamental. Apesar das falhas de alguns indivíduos na Igreja, a Igreja continua a ser a maior autoridade moral na terra.

7. SE TORNAR IRMÃO DOS MAIORES HOMENS DA HUMANIDADE

Além de Jesus Cristo, o Grande Filho de Deus e Filho do Homem, a Igreja é uma família dos maiores seres humanos na história, os santos que celebramos. São grandes homens como São José, o pai humano de Jesus, São Pedro, São Paulo e os Apóstolos, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santo Inácio de Loyola e São João Paulo II. A grandeza desses homens tem resistido e vai resistir ao passar do tempo. Eles são seus irmãos em Cristo. Só em Cristo o homem pode encontrar a verdadeira amizade, amizade baseada no desejo para o bem maior do irmão. E somente na Igreja que os homens podem ser imerso na amizade com os Santos, os maiores dos homens.

6. SER PARTE DA CORAJOSA DEFESA DA CULTURA DA VIDA ANTE O MAL

Satanás está travando uma guerra espiritual através de seres humanos rebelados contra Deus. A Igreja Católica é a única oposição firme e corajosa para a recente experiência da cultura da morte. Completamente incapaz de continuar a duradoura prosperidade humana, o pensamento confuso que levou à Cultura da Morte inclui o aborto de crianças desde o útero, a eutanásia, o homossexualismo, a depravação sexual e destruição do casamento. Em firme oposição à morte, em cada Missa, em todo lugar do mundo, todos os dias a Igreja reza por todos os homens, para que possam ser atraídos para Jesus Cristo, a própria vida. É a Igreja que reza a Cristo para que todos os homens sejam abençoados com a plenitude da vida. E em cada ensinamento, a Igreja defende a vida em plenitude, a vida em Cristo. A Igreja é a Campeã da Vida e defensora dos fracos. Nenhuma outra voz fala e preserva a verdade como a Igreja Católica, por isso a Igreja é a voz de Jesus Cristo. Na incerteza e na decadência espiral do frouxo pensamento pós-moderno, os homens podem encontrar excelentes alimentos na íntegra Verdade da doutrina católica.

5. TER ACESSO A UMA FORMA DE VIDA QUE COMPROVADAMENTE LEVA À FELICIDADE

Em um mundo que procura seduzir com sexo e materialismo, confundir com gurus instantâneos vomitando psico-baboseiras, a Igreja preserva os próprios ensinamentos de Cristo de como cada um pode encontrar paz e alegria duradoura. Dentro da Igreja estão 2000 anos de reflexão por parte dos maiores homens da história a respeito do que significa ser um homem de Cristo, o que São Tomás de Aquino chama a Verdade, o Bem e o Belo. Nenhuma outra fonte tem a plenitude e a verdade da Igreja Católica. Na Igreja, um homem pode descobrir como ser um homem ideal, um marido e um pai ideal. É na Igreja que o tempo está consagrado e os dias, semanas e estações têm significado. Virar-se para Jesus Cristo e Sua Igreja leva os homens à paz e alegria.

4. GANHAR FORÇA E SABEDORIA PARA LEVAR A SUA FAMÍLIA PARA O CÉU

Nossas esposas, filhos e filhas estão sendo atraídos por Satanás para se perderem no secularismo, na sordidez e desespero do comportamento sexual destrutivo e das ideias perversas de todos os tipos, formas de viver que, como Cristo ensina, irá condená-los ao sofrimento nesta vida e na próxima. Um homem católico que persevera e transmite a fé católica é a influência mais importante na fé dos seus filhos. Tornar-se um homem católico comprometido é o melhor e mais seguro meio para que a sua esposa e os seus filhos perseverem na fé e vivam para o céu.

3. ALCANÇAR O PODER ESPIRITUAL DOS SACRAMENTOS

A Eucaristia é o corpo e sangue de Deus que possui uma graça sobrenatural. A reconciliação oferece o perdão absoluto dos pecados por Deus mesmo. Em nenhum outro lugar o homem pode encontrar Deus e receber o poder sobrenatural que pode realmente o ajudar a tornar-se mais santo e feliz. Cada homem pode ser sobrenatural em Cristo.

2. CONTAR COM A RAINHA DO CÉU

O próprio Deus, escolheu Maria para nascer sem pecado e conceber Seu Filho. Maria está com Jesus e reza e intercede por cada um que vem a ela. Enquanto nossas mães passarão, Maria está aqui, agora, imensamente poderosa, pronta para nos amar como filhos da Igreja. A aproximação com Maria nos aproxima de Jesus.

1. SER UM FILHO LEAL DO ETERNO REI, JESUS CRISTO

Ao contrário de ser um rebelde ou um homem católico preguiçoso, desonrado e ingrato, cada homem católico pode optar por ser um Homem Católico Comprometido. Ele pode jurar lealdade e dar-se completamente ao Todo-Poderoso e Grande Homem, o Homem mais impressionante que já viveu e ainda vive, Jesus Cristo, o Rei. Por ser um homem católico comprometido, cada homem pode ser um nobre, um homem de honra, um homem que é poderoso, um homem que é um aspirante a santo. Ser um Homem Católico Comprometido é a maior de todas as aspirações que qualquer homem pode ter, para ser um servo leal do Rei Eterno.

Não acredite naqueles que odeiam a Igreja; eles têm sua própria agenda, uma agenda que não é a agenda de Cristo. Não escute aqueles que procuram atacar a Igreja, apontando para o comportamento de homens pecadores no seio da Igreja; eles são homens pecadores na Igreja, eles não são a Igreja. Cristo escolheu Judas, não se confunda por aqueles que só olham para os Judas ainda existem.

Olhe para esta lista e repare a grandeza da Igreja. Se você é um homem católico, em qualquer momento de sua vida de fé, pense sobre essas coisas e agradeça por Cristo ter lhe acolhido para a Sua Igreja. Se você ainda não é católico, considere estas coisas, talvez com uma nova gratidão por aquilo que a Igreja tem feito para a humanidade através de Cristo, nosso Senhor.

E acima de tudo, gaste mais e mais tempo a cada dia, rezando para que Jesus Cristo seja conhecido, amado e servido no mundo.

Matthew James Christoff é um convertido ao catolicismo. Ele é o fundador do Projeto “New Emangelization” que está empenhado em enfrentar o “homem-crise” católico e de desenvolver novo ardor, métodos e expressões para a re-evangelização dos homens católicos. Matthew também é uma co-fundador da CatholicManNight, um esforço de evangelização paroquial destinado aos homens que tem atraído milhares de homens católicos em adoração eucarística, confissão, comunhão e animada discussão. Matthew mora em Minnesota com sua bela noiva (e namorada de infância); eles têm quatro filhos adultos, três adotados e dois netos.




"Um varão católico não pode esquecer esta ideia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém."

Confortare et Esto Vir.